E se fosse eu?

E se fosse eu fazer a mochila e partir?

Acolhemos o desafio de nos colocarmos na posição de um refugiado e tentar imaginar como seria e o que levaríamos numa mochila.
Aqui ficam alguns testemunhos:

"Hoje decidi abandonar o mau país por estar em guerra e comecei a preparar a mochila. Eu coloquei um mapa do mundo para saber onde estou e para onde vou. Pus também um coleta salva-vidas e uma bóia para não morrer afogada, juntei um telemóvel e um carregador para ligar à minha família, se fosse possível. Também pus uma peças de roupa, para se cair à água e ficar molhada, ter outra roupa para me trocar e dinheiro para comprar um colchão e um cobertor para usar quando chegar a casa de alguém. se eu ficar doente levo também um medicamento para me tratar.
Eu sinto-me muito triste porque deixei a minha família para trás.
A minha família estará preocupada?"
Maria Eduarda Rodrigues, VBF


" Hoje vou embarcar para fugir da guerra e deste horrível país.
Ninguém gostaria de  estar no meu lugar. Vou preparar a minha mochila e só posso levar o estritamente necessário. Tenho que me despachar, antes que eu seja atingido por uma bomba.
Na minha mochila tenho de colocar um par de roupa impermeável, alguma comida, algum dinheiro para o caso de me acabar a comida, um coleta salva-vidas, um mapa mundo e umas botas impermeáveis também.
Não levo muita coisa, levo o mais importante, mas gostaria de acrescentar a carteira com os meus documentos e essas coisas pessoais e ainda o telemóvel.
Agora que penso que tenho tudo o que preciso, vou arrancar e tentar meter-me dentro do barco.
A viagem vai começar e eu estou em perfeito estado, apesar de estar a fugir da guerra aterrorizado. Espero bem que chegue ao destino em segurança. "
Rafael Pinho Teixeira e Silva, VBF


Sem comentários:

Enviar um comentário